Sobre a brevidade da vida – Sêneca

Aproximadamente 2 anos se passaram desde que a compra desse livro até a leitura. Não sei porque eu tenho a mania de comprar livros e não conseguir lê-los, mas eu me lembro que eu comprei esse livro do Sêneca quando havia uma promoção relâmpago da Submarino de R$ 10,00 cada livro. Lembro também que eu comprei 11 livros numa tacada só.

Como se fosse um desses presentes que o “eu do passado” dá ao “eu do futuro”, eu consegui acertar o timing da leitura e esse livro me impactou profundamente. Se você tiver um tempo, leia-o. Vale a pena.

—-

Sobre a obra

Sêneca em uma carta direcionada a Paulínio (talvez sogro de Sêneca), fala sobre a brevidade da vida de uma maneira bem simples, sem muito apelo a termos complexos da filosofia.

O que mais fascina, da obra, é como os temas tratados são tão atuais, tendo em vista que a carta foi escrita logo no primeiro século depois de Cristo e estamos em pleno século XXI e as ideias permanecem atuais.

Ideias

Sêneca explica que o tempo de vida que a natureza nos dá é pequeno se comparado com outros animais, já que conseguimos ver no máximo 3 ou 4 gerações da nossa família.

Ao mesmo tempo ele cita o nosso tempo de vida é enorme, e a sensação de brevidade se deve ao fato de fazermos mau uso dele, tal como uma pessoa que herda uma grande riqueza e por ser uma má administradora de recursos gasta-a de forma inapropriada.

Uma outra ideia fascinante que me chamou muito a atenção foi a de que contamos nossa idade por anos de existência e não anos de vida. Pouco vivemos nesse período entre o nascimento e o dia atual, pois se descontarmos o tempo que ficamos doentes, resolvemos problemas alheios ou insignificantes, o tempo gasto no trabalho, enfim tudo aquilo que não foi dedicado 100% a felicidade, ao aproveitamento pessoal, foi perdido.

E de que nada adianta se privar da vida agora e adiar a alegria para o futuro, quando não temos mais a mesma força e aproveitamento de quando éramos mais jovens.

Sêneca dá uma aula do porque gastamos um bem tão precioso que é o tempo de vida com pormenores, que trocamos uma vida cheia de possibilidades por uma existência nula e fracassada.

Leitura mais do que recomendada.

Deixe um comentário

