Análise – Microsoft Wireless Mobile Mouse 6000

Quantos mouses você já usou na vida? Eu não lembro ao certo do total, mas lembro que já cheguei a usar três mouses no período de um ano. Os defeitos eram sempre os mesmos: ora a setinha corria sozinha pela tela, ora não respondia a movimentação do mouse. Em suma, todos com problema de mal contato no fio.

Cansado de comprar esses mouses sem vergonhas que custam R$ 20,00, resolvi enfiar a mão no bolso e comprar um mouse de verdade, pois veja bem, esse é o típico caso do barato sai caro. Três mouses sem vergonhas a R$ 20,00, no final eu joguei R$ 60,00 no lixo.

Bom, se o problema era o fio, decidi comprar um sem fio. Mas de qual marca? Não adiantaria comprar um sem fio, mas de marca duvidosa.

Já sabendo que os hardwares feitos pela Microsoft eram sempre elogiados e possuíam garantias enormes (3 anos de garantia dependendo do produto) optei pelo Wireless Mobile Mouse 6000.

O que vem no produto?

A embalagem vem com:

  • um mouse,
  • uma pilha AA alcalina (que segundo a Microsoft dura até 10 meses),
  • um nanotransceptor para você colocar na entrada USB,
  • e um cd de instalação para que você possa customizar os botões adicionais que vem no mouse.

O mouse

O mouse é leve pelo fato de utilizar uma só pilha AA. A parte superior é de plástico preto fosco, com detalhes prateados nas laterais.

image

Possui lateral emborrachada para facilitar o manuseio e é anatômico permitindo o uso tanto para destros como para canhotos com a mesma naturalidade da pegada.

Possui 5 botões. Os normais esquerdo, direito e o do meio por meio do click wheel (rodinha para os leigos) e os dois botões adicionais laterais que numa pegada normal do mouse, os botões ficariam perto do dedão e do anelar.

image

Numa configuração padrão, estes botões seriam utilizados para avançar ou voltar páginas no seu navegador de internet, mas como eu disse, o mouse vem acompanhado de um cd para customização destes botões.

A rodinha não faz aquele tradicional barulho de clique durante o movimento. A roda é livre é muito precisa, provocando um movimento suave ao navegar pela internet. Além dela rolar no sentido vertical, você pode se beneficiar da rolagem horizontal da tela inclinando a roda para direita ou esquerda. Ou seja, você pode rolar a tela nas quatro direções com a sua roda.

O laser é azul, graças a tecnologia BlueTrack, assim você pode usar o mouse em mais superfícies do que 0 tradicional laser vermelho não conseguiria. Acho que a única superfície que o mouse não se deu bem até agora foi de vidro. Todas as outras que eu testei deu certo, como mesa de madeira, mesa de plástico, folha de papel, cobertor da cama. Definitivamente eu aposentei o meu mouse pad.

E por fim, possui uma luz indicadora do status da pilha que se acende apenas quando você liga o mouse, ou quando a pilha está acabando.

O transceptor

O mouse por ser sem fio vem com um nanotransceptor para ser plugado numa entrada USB. Confesso que fiquei decepcionado no começo, pois queria um aparelho que funcionasse via bluetooth e não dependesse do transceptor, pois uso um notebook que já vem com bluetooth, porém com o tempo percebi que nem todos os desktops possuem bluetooth e o nanotransceptor USB vem bem a calhar nessas horas.

image

O nanotransceptor USB pode ser encaixado no próprio mouse para que você não o perca durante a viagem, e é plug-and-go, ou seja, você pode deixá-lo no computador ou guardá-lo no mouse durante o transporte. Basta plugar e usar.

A garantia

Agora vamos falar da garantia. 3 anos de garantia é muito mais que a nossa legislação obriga e mesmo assim a Microsoft assumiu a confiança que tem em seus produtos e nos deu mais dois anos de garantia de brinde. A pergunta é: funciona essa garantia?

A minha resposta é: funciona e muito bem! Infelizmente o meu transceptor queimou depois de um ano e meio de uso e acionei a garantia. A Microsoft solicita aos seus clientes que mandem o produto na embalagem via correio para uma caixa postal, junto com uma cópia de nota fiscal e um protocolo que eles geram de atendimento.

Depois de analisado se o defeito foi de fábrica ou de mau uso, eles informam tudo por e-mail sobre o procedimento de entrega do novo produto.

Em menos de um mês recebi o mouse em casa e ainda recebi a ligação de um atendente da Microsoft perguntando se havia recebido o meu mouse. Fantástico! A equipe de pós-vendas da Microsoft está de parabéns e foi por este motivo que fiz este review.

É muito bom ser tratado bem por uma companhia que em todas as etapas de venda e pós-venda soube valorizar o sentimento de satisfação do consumidor. Fica o meu conselho: da próxima vez, compre um hardware de verdade e pare com essas economias tolas. O barato sai caro.

Microsoft Wireless Mobile Mouse 6000
Custa R$ 169,00
Garantia de 3 anos
Tecnologia sem fio: Nanotransceptor USB 2,4 GHz
Site do produto: Microsoft Hardware

5 Respostas para “Análise – Microsoft Wireless Mobile Mouse 6000

  1. Comprei ontem e até agora só elogios.
    Paguei 99,00! =D

  2. Cara queria saber quanto tempo dura sua bateria, uso só pilha duracel e esta durando cerca de 1 mes ‘-‘ e olha que eu cuido pra desligar ele toda vez que não utilizo. Como esta sendo a vida útil de suas baterias?

    • Eu uso pilha recarregável Jhionan. Não tenho ideia de quanto tempo dura, porque eu pego da gaveta já coloco uma recarregada. Acho que dura algo em torno de 1 mês e meio. Compre uma pilha com bastante mAh que você não vai ter mais esse tipo de problema.

  3. Excelente produto, guardar a nota fiscal caso precise de garantia.
    A duração da pilha não é 8 meses como diz a propaganda, dura em média 40 dias utilizando em média 15 horas por dia, mas vale a pena.

  4. Eu tenho o meu desde 2011 e até agora ele tem funcionado muito bem. A dica para quem pretende adquirir um mouse sem fio da Microsoft é comprar junto um carregador de pilhas da Sony, vem junto com ele as pilhas recarregáveis da Sony. É o melhor carregador q tem no mercado, dura uma eternidade.

Deixe um comentário

