Fool us!

(O texto é longo e tem muitos vídeos, mas se for pra assistir um só, assista o último, ok?)

Quando pequenos, sonhamos em nos tornarmos diversos tipos de pessoas: jogadores de futebol, espiões secretos, pilotos de avião, super-heróis, mágicos… Não importa o que ou quem seremos, o intuito é um só: encantar as pessoas para sermos o centro das atenções. E nesse universo infantil onde podemos ser qualquer coisa, eu me deixei levar por um sonho: ser mágico!

E olha que eu tomei gosto por isso assistindo o Fantástico por volta de 1992, 1993. Lembro muito bem dessa época que para ver algo diferente de proporções hollywoodianas só assistindo pelo Fantástico mesmo. Show do Michael Jackson? Fantástico. Show da Madonna? Fantástico.

E foi num desses Fantásticos que eu me encantei pela magia ao assistir um show do David Copperfield.

image
Claudia Schiffer não resistiu aos truques de Copperfield (piada fraca, trabalhamos)

David Copperfield–Voando

David Copperfield  voando feito Peter Pan!? WTF!? Eu fiquei feito um louco tentando descobrir como ele fez aquilo. Na minha cabeça era impossível continuar voando depois de passar pelos aros de metal e mesmo depois de ser trancafiado numa caixa de acrílico e o sem vergonha continuar voando!

O segundo motivo para aprender mágica rapidamente foi por causa desse truque aqui:

David Copperfield–Teletransporte

David Copperfield sempre foi um cara performático, do estilo que contrata belas assistentes de palco (e que loira, hein?), boas músicas (afinal está tocando Genesis – Mama) e excelente sincronia entre mágico e assistentes. O truque é simples, mas a beleza está na perfeita execução.

Eu sempre digo que boa mágica é aquela em que você não descobre na primeira vez. Você pode até achar a solução depois, mas se você foi enganado na primeira, o truque cumpriu bem o seu papel.

Com o passar do tempo e com a aquisição de TV a cabo, obtive a minha independência do Fantástico e fui procurar novos ares na Multishow. E lá eu descobri Penn & Teller.  Uma dupla americana apresentando um programa na Inglaterra com a proposta de revelar alguns truques e alguns elementos básicos da mágica como “forçar a carta”, distração e o preparo inicial que o mágico tem que fazer antes de iniciar um truque (detalhe, eles começaram muito antes do Mister M).

Penn & Teller–Copos e Bolas–Truque normal e depois revelado

Treinei esse truque dos copos e bolas como um alucinado e comecei a me apresentar para a minha família, (sempre a família que sofre) porém depois de algum tempo eu percebi que o fracasso era inevitável. Realmente não tinha nascido para aquilo.

Recentemente vi que a dupla Penn & Teller voltaram a fazer um novo programa de mágicas (chamado “Fool Us”), só que dessa vez num formato parecido com “Ídolos”. Mágicos vão para o programa para tentar enganar Penn & Teller com os seus truques. Se o desafiante não for pego na execução do seu truque ele terá direito de abrir o show de Penn & Teller em Las Vegas (chato, não?).

E aí nesse programa vem o maravilhoso John Archer, um mágico comediante e faz uma apresentação impagável!

John Archer–Fool Us–5 envelopes

Resultado? Fiquei horas e horas vendo e revendo o truque, tal qual uma criança tentando resolver o mistério! Hoje com a internet tudo fica mais fácil de se solucionar e acreditem ou não, nessas minhas andanças eu achei um fórum onde mágicos ajudam outros mágicos a criarem novos truques com dicas, movimentos, rotinas, etc. que  se chama The Magic Café! Nome bacana, hã?

Para quem é fã que nem eu, irá olhar o site por horas e horas e entender mais ainda o porque da mágica ainda encantar tantas e tantas pessoas até hoje.

P.S.: O autor deste post sabe como se faz todos os truques dos vídeos, mas se nega a explicar para não perder a magia da mágica! Smiley piscando


Aconselho a verem esse programa Fool Us do Penn & Teller! Quem gosta de mágica, com certeza não se arrependerá! Só procurar no Youtube por Penn Teller Fool Us. (ou cliquem no link)

Publicado por

Gaudio

Nascido num ensolarado domingo de setembro de 1985, este ser que vos escreve quis ser engenheiro. Estudou e trabalhou até passar no vestibular e descobriu que o seu sonho apenas tinha começado a se realizar. Gosta de contas, imagina que o mundo é perfeito em seu funcionamento, mas através de integrais e derivadas não resolve os problemas mais banais do cotidiano.

Um comentário sobre “Fool us!”

Deixe um comentário