Jazz Sinfônica

A Jazz Sinfônica é uma orquestra… humm, primeiro assista este vídeo, por gentileza.

[blip.tv ?posts_id=2108505&dest=-1]

Com esse vídeo eu acho que dá pra captar um pouquinho a essência da Orquestra Jazz Sinfônica, não é? Em resumo é isso, música erudita mesclado com jazz e pelo fato da orquestra ser brasileira também há espaço para o MPB. Um popular com erudito. Melhor ainda: um “erudito moderno” nas palavras do Maestro João Maurício Galindo.

O que há sensacional é o resultado que sai desta mistura. Um som que traz algo de inigualável no mundo, pelos arranjos, pelo fato de ser uma orquestra ao fundo com um convidado especial no primeiro plano e pela variedade artística dos convidados que participam no programa da orquestra.

Eu estive no espetáculo deste vídeo! Confesso que a princípio fui só pela Regina Carter, sou fã de carteirinha dela. Conheci a Regina Carter numa das minhas passagens aleatórias na Livraria Saraiva do Shopping Ibirapuera, depois de voltar do colégio e escutei Pavane do álbum Paganini: After a Dream. Namorei aquele CD importado durante meses até ter dinheiro suficiente pra comprar e olha que foi um dinheiro muito bem gasto.

Tempos depois, num ensolarado dia qualquer, correndo no parque eu vejo o anúncio do espetáculo dela. Iria ser no Auditório do Ibirapuera e eu fui, lógico! Já que a oportunidade de vê-la de novo no Brasil é de uma em um milhão e lá por sorte eu conheci a Jazz Sinfônica por tabela.

Foi uma experiência sonora fantástica, fiquei de boca aberta ao ver aquela mulher tocar, a harmonia da orquestra com a banda… Eu me lembro do Maestro João Galindo falar que é dificílimo sincronizar uma orquestra inteirinha com uma banda de jazz justamente pela improvisação da última, mas a orquestra “manda bem”!

Já fui em três espetáculos da Jazz Sinfônica: Regina Carter, NY Jazz Composers Collective e na abertura da programação deste ano com o César Camargo Mariano (esse foi foda!). Recomendo a todos que moram em São Paulo, inclusive para aqueles que derem uma passadinha rápida por aqui.

Vídeo do NY Jazz Composers Collective:

[blip.tv ?posts_id=2108519&dest=-1]

Orquestra Jazz Sinfônica
Onde: Auditório do Ibirapuera
Quando: Sextas e sábados 21 horas. Para saber as datas e convidados consulte a programação no site da Jazz Sinfônica, no site do Auditório do Ibirapuera, ou então no site da Ticketmaster.
Quanto: O ingresso é barato, a inteira custa R$ 30,00.

Deixe um comentário

